Ergonomia

Desenvolvendo a Criatividade

Para muitos especialistas, é possível aumentar a criatividade de qualquer indivíduo com treino, preparo, muito trabalho e atenção. Há muitos exercícios para criatividade. E, por meio deles, é que a tal inspiração acontece. Para Shelley Carson, professora da Universidade de Harvard e autora do livro "Your Creative Brain", fundamental para criatividade é forçar o cérebro a sair do conforto, fazer a mente transitar por diferentes padrões. No livro há muitas dicas para a prática dessa teoria. Uma primeira ideia é sempre exercer uma atividade nova e difícil para você. Obrigue-se a exercer algo que não seja fácil para você, como tocar um instrumento, aprender uma nova língua, cozinhar.

Podemos potencializar nossa criatividade através de diferentes estratégias. Uma das mais conhecidas é a tempestade de idéias (brainstorming), que consiste unicamente de uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados..

Outro procedimento para desenvolver a criatividade é a chamada estratégia de criatividade de Walt Disney ou estratégia Disney. É uma forma de organizar o seu pensamento para melhorar a sua capacidade de alcançar metas ou sonhos.

Existem vários cursos livres de desenvolvimento da criatividade, recomendamos o curso do E-Cursos Online grátis que possui curso inteiramente grátis e online. clique aqui para o link do curso.

O presente curso tem como pressuposto a possibilidade de desenvolver no individuo seu potencial criativo, inserindo essa habilidade as práticas organizacionais.