Ergonomia

Educação Inclusiva

Muitas vezes, as práticas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais. Nesse contexto fica evidente a insatisfação de todos os personagens envolvidos no processo, sejam os pais de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE), que aspiram por um atendimento especializado e individualizado para os seus filhos, sejam os gestores e professores, que se sentem despreparados e desamparados para atender essa demanda.

A educação inclusiva significa que todos os alunos freqüentam e são bem vindos pelas escolas da vizinhança em classes regulares apropriadas à idade e são apoiados para aprender, contribuir e participar de todos os aspectos da vida da escola.

A educação inclusiva valoriza a diversidade e as contribuições únicas que cada aluno traz para a sala de aula. Em um ambiente verdadeiramente inclusivo, cada criança se sente segura e tem um senso de pertença. Os alunos e seus pais participam na definição de metas de aprendizagem e participam das decisões que as afetam. E a equipe da escola tem treinamento, suporte, flexibilidade e recursos para nutrir, encorajar e responder às necessidades de todos os alunos.

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Este curso tem se propõe a construir um sistema educacional inclusivo na realidade Brasileira, este material encontra-se amparado legalmente e em princípios teóricos fundamentados em ideais democráticas de igualdade, equidade e diversidade.